Home
Cartões-Postais
Cartões-Postais

Werner Haberkorn nasceu em 1907, na pequena cidade de Myslowitz, Alta Silésia, antiga Alemanha, hoje integrada à Polônia. A fotografia fez parte de sua vida desde sua infância, quando acompanhava seu pai como fotógrafo amador. Em 1936, graduado em engenharia de máquinas, visitou o Brasil pela primeira vez, tendo como principal objetivo fotografar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No ano seguinte, estabeleceu-se como imigrante no país, atuando como representante comercial de empresas alemãs. Em 1939, seu irmão Geraldo, diplomado em fotografia, também mudou-se para o Brasil, representando o sistema de fotocromia Bermpohl. Em 1940, os irmãos fundaram a Fotolabor.

De início, o estúdio da Fotolabor localizava-se na Avenida São João, 282, um dos principais endereços comerciais da cidade à época. Ali eram desenvolvidas fotocópias, além da produção de imagens para catálogos de empresas industriais e comerciais. Ainda no inicio de 1940, a Fotolabor passou a editar cartões-postais fotográficos para atender a demanda crescente do produto com a urbanização da cidade, industrialização e migração. Os temas abordados eram cenas urbanas do Rio de Janeiro e São Paulo, hotéis, estâncias, artistas e futebol, sem contar com o surgimento das imagens aéreas, das quais foi pioneiro.

A partir de 1960, a Fotolabor enfatizou o atendimento a clientes industriais e comerciais, abrindo uma filial na Rua General Osório e ampliando seu estúdio. A empresa atendeu a clientes de notoriedade no comércio como: Trol, Brinquedos Estrela e Kartro, bem como atendeu o artista plástico e arquiteto Flávio de Carvalho e as obras do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Werner Haberkorn deu continuidade ao seu trabalho até por volta dos anos de 1990, quando gradativamente repassou o comando da empresa para seus funcionários.

O fotógrafo faleceu em julho de 1997, aos 90 anos, deixando importante coleção de imagens que hoje integra o acervo do Museu Paulista.

 
Cartões-Postais

Cartões-Postais
Cartões-Postais